curiosidades sobre a França.

Curiosidades sobre a França

Curiosidades Sobre A França

A França é o país mais visitado mundo, na frente de países como Espanha e Estados Unidos. A França detém este feito por anos e não é difícil de entender a razão. Com um clima romântico, riqueza histórica e gastronomia de alto nível, o destino encanta turistas por sua beleza e sofisticação. Sendo assim, queremos te apresentar algumas das mais interessantes curiosidades sobre a França este país tão singular que encanta turistas de todo o mundo.

viagem paris

Museu do louvre

Você sabia que o museu do Louvre, em Paris, é o museu mais visitado do mundo? Em 2014, ele recebeu 9,3 milhões de visitantes, que é o mesmo número total da população da Suécia. Impressionante! Mas esse sucesso tem muita razão, são aproximadamente 38 mil objetos, da pré-história ao século XXI, são exibidos em uma área de 72.735 metros quadrados, sendo um marco da evolução da cultura francesa em toda a sua glória.

Originalmente construído como uma fortaleza em 1190, o Louvre foi reconstruído no século XVI para servir como palácio real e hoje, há milhares de razões para visitar o Louvre. Se você pensa em viajar para Paris e conhecer esse fabuloso museu, fale com a melhor agência de viagens em Brasília! Atendemos todo o Brasil e será um prazer colecionar viagens contigo, assim como o Louvre coleciona muita arte e história.

Museu do Louvre Paris
Foto de Vlada Karpovich


A gastronomia francesa foi nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2010, passando a pertencer à lista de “patrimônio cultural intangível da humanidade”. A grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces é a imagem de marca da França em termos de gastronomia.

A comida francesa tem muitas influências medievais. Devido ao forte afluxo de soldados para a Europa, que trouxeram mercadorias e alimentos de outras regiões, o rei Luís XIV começou a se preocupar que a culinária estrangeira pudesse prejudicar a culinária regional. Sendo assim, o rei proibiu o consumo de alimentos ou produtos importadas para evitar isso. Devido a essa nova regra, a França se tornou um dos países mais ricos quando o assunto é gastronomia.

Gastronomia

Além da grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces, tem um outro detalhe sobre a gastronomia francesa. Cada região da França tem a sua culinária própria. Isso se deve ao fato de que as regiões tem seus próprios costumes, suas influências e climas diferentes.

Por exemplo, a culinária nordestina lembra a culinária alemã e utiliza-se de banha, salsichas e chucrute. A cozinha do sudeste (provençal) gosta de azeite, legumes e tomates. A culinária do sudoeste usa gordura de pato, fígado (foie gras), cogumelos (cèpes) e moela. E no noroeste usa manteiga, crème fraîche e maçãs.

queijos

O queijo francês é um dos itens pelo qual o país é mais reconhecido no exterior, junto com o vinho e a moda. A França produz quase um bilhão de toneladas de queijo por ano de quase 1.200 variedades diferentes. A França também consome uma quantidade significativa de queijo, são aproximadamente 27 quilos por ano e por residente. Esta é mais uma das incríveis curiosidades sobre a França que nós separamos para você!

Para você saber, os queijos franceses são divididos em 8 grupos principais com base na dureza da massa e no nível de umidade:

  • massa prensada cozida: emmental, comté
  • massa prensada não cozida: saint-nectaire, reblochon, cantal
  • massa persillée (queijos “azuis”): rocquefort, bleu d’Auvergne
  • massa mole com casca lavada: munster, epoisses, pont l’evêque
  • massa mole com casca fleurie (casca com “mofo” branco): camembert, brie
  • queijos de cabra
  • queijos frescos: cottage, faisselle, fromage blanc, mascarpone, petit-suisse
  • queijos derretidos (mistura de queijos com manteiga, creme, leite).
Queijos franceses
Foto de Polina Kovaleva

Ficou com vontade? Fale com a MAYA Travel Boutique! Somos especialistas em viagens para a Europa.

vinhos e espumantes

Compreender a essência de um vinho é normalmente necessário ao discuti-lo. Apreciar um bom vinho inclui saber sobre as uvas, o produtor, os procedimentos, as garrafas e as rolhas. Porém, além do vinho, o champanhe é uma outra especialidade francesa mundialmente famosa. Todos os champanhes são produzidos na região de Champagne. Caso contrário, são chamados de espumantes. Você já sabia?

Vinha da Dom Perrignon

De acordo com uma teoria dos historiadores, Dom Pérignon (1638-1715), um monge beneditino que cuidava das vinhas e vinhos em sua abadia, é o responsável pela invenção do champanhe. Esta afirmação é contestada por vários outros especialistas, que colocam a origem do vinho espumante em Limoux em um ano anterior (1531).

No entanto, Dom Pierre Dom Pérignon teve a honra de desenvolver uma série de práticas e métodos utilizados na vinificação hoje em sua região:

  • Mistura de uvas para preservar a consistência e qualidade;
  • Transformar uvas tintas em vinhos brancos;
  • O uso de garrafas mais grossas para impedir explosões.

Que a França é um país surpreende e inigualável, todo mundo já sabe. Mas e você? Já conhece a terra dos queijos, vinhos e champagne? Fale com a MAYA Travel Boutique, a sua agência de viagens!

Gostou de saber Curiosidades Sobre A França? Leia também:

QUANDO IR PARA PORTUGAL

OS MELHORES PASTÉIS DE NATA DE PORTUGAL

1 comentário em “Curiosidades sobre a França”

  1. Pingback: brasileiros precisam de visto para entrar no méxico | MAYA Travel Boutique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.