Banner com imagem da Itália de fundo e título do artigo

Dicas para a sua viagem à itália

A Itália é sem dúvidas um dos destinos europeus mais procurados pelos brasileiros! Cultura vibrante, gastronomia única, história rica e paisagens de tirar o fôlego. A Itália é o destino dos sonhos! Os motivos pelos quais você deve conhecer a Itália são muitos.

Se você está planejando uma viagem para a Itália ou tem o sonho de ir, separamos algumas dicas importantes para garantir que a sua experiência seja única e inesquecível.

Qual a documentação necessária?

Para a entrada na Itália é preciso levar os seguintes documentos:
-Passaporte válido
-Seguro Viagem com cobertura mínima de 30.000 EUR
-Passagens de retorno ao Brasil ou outro comprovante de saída do país antes de 90 dias
-Reservas de hospedagem
-Comprovante de meios financeiros para custear a viagem

Precisa de visto para viajar para a Itália?

Por conta do Tratado de Schengen, brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália se a estadia for de até 90 dias, seja para turismo, negócios ou visita a familiares e amigos. Porém, se você for passar mais de 90 dias, é necessário solicitar um visto apropriado junto ao consulado italiano no Brasil.

Clima e melhores épocas para viajar

A Itália tem um clima mediterrâneo, com verões quentes e invernos amenos. Vale destacar que a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro) são as melhores épocas para visitar a Itália. Nesses períodos, o clima é agradável e a quantidade de turistas é menor. Em contraste, o verão pode ser bastante quente, especialmente no sul, já nas regiões montanhosas, pode ser extremamente frio.

Idioma

O idioma oficialmente falado é o italiano. No entanto, dependendo da região, há variações de dialeto. Mesmo que muitos italianos, especialmente nas áreas turísticas, falem inglês, aprender algumas frases básicas em italiano pode ser muito útil e apreciado pelos moradores locais.

Aqui está uma lista de palavras básicas que podem te ajudar durante sua viagem:
Olá – Ciao
Bom dia – Buongiorno
Boa noite – Buona notte
Por favor – Per favore
Com licença – Mi scusi
Desculpa – Scuca
Não falo italiano – Non parlo italiano

Tomadas

O tipo L de tomada é o mais comum, com 3 pinos alinhados, simétricos e de pontas arredondadas. A tomada na Itália possui voltagem de 220 volts e uma frequência de 50 hertz.

Dica: Leve sempre um adaptador universal em suas viagens.

Imagem mostrando padrão de entrada das tomadas na Itália (tipo L)
Dicas para sua viagem à Itália: Tomada tipo L

Transporte na Itália

A Itália possui um excelente sistema de transporte público. Os trens são uma ótima maneira de viajar entre as cidades, com a Trenitalia e Italo oferecendo serviços rápidos e confortáveis. Dentro das cidades, o transporte público inclui ônibus, trams e metrôs.

Alugar um carro pode ser uma boa opção para conhecer áreas rurais e regiões vinícolas. Caso você planeje dirigir durante sua viagem, lembre-se de solicitar sua PID dias antes.

Moeda e Pagamentos

A moeda oficial da Itália é o euro (€). Para realizar pagamentos, cartões de crédito e débito são amplamente aceitos. Porém, é sempre bom ter algum dinheiro em espécie, especialmente para pequenas compras em mercados locais ou cidades menores.

Uma boa dica é usar o cartão da Wise. Com ele, além da facilidade de uso durante as viagens, você tem taxas de câmbio justas, um cartão multimoeda, pode fazer transferências internacionais rápidas e também sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

Segurança

A Itália é um país bastante seguro comparado ao Brasil. No entanto, como em qualquer destino turístico, é importante estar atento aos seus pertences em áreas movimentadas e em transportes públicos. Além disso, mantenha cópias dos seus documentos importantes e informações de contato de emergência à mão.

Culinária

A culinária italiana é conhecida no mundo todo, e cada região tem suas especialidades. Não deixe de experimentar pratos típicos como pizza em Nápoles, pasta em Roma, risoto em Milão e frutos do mar na costa Amalfitana. Aproveite também para provar os vinhos locais e os deliciosos gelatos.

Tax Free

O sistema de Tax Free, conhecido também como reembolso de impostos para turistas, é uma vantagem fiscal que permite aos visitantes de um país recuperar o valor do imposto sobre valor agregado (IVA) pago em compras realizadas durante a sua estadia. Na Itália, assim como em vários países da União Europeia, esse sistema possibilita aos turistas que residem fora da UE obterem um reembolso do IVA sobre mercadorias que serão levadas para fora do território da União após a compra.

  1. Elegibilidade: Para ser elegível ao Tax Free, você deve residir fora da União Europeia e a compra deve atender a um valor mínimo estabelecido pelo país (que pode variar de lugar para lugar). Na Itália, este valor é de 70,01 €.
  2. Lojas Participantes: Procure por lojas que oferecem o serviço de Tax Free, identificáveis por um adesivo ou sinalização na entrada. Nem todas as lojas participam do sistema, por esse motivo, é importante verificar antes de fazer suas compras.
  3. Solicitação do Formulário: No momento da compra, informe ao vendedor que você gostaria de solicitar o reembolso do Tax Free. Você precisará apresentar seu passaporte como prova de residência fora da UE. O vendedor preencherá um formulário de Tax Free ou fornecerá um recibo eletrônico para esse fim.
  4. Valor Mínimo da Compra: Na Itália, a compra deve atingir um valor mínimo para que seja elegível ao reembolso do Tax Free. Este valor é estabelecido pela legislação local e pode sofrer alterações.
  5. Validação Alfandegária: Antes de deixar a Itália (ou a última nação da UE, se você estiver visitando vários países), você deve apresentar suas compras, o formulário de Tax Free preenchido e o seu passaporte na alfândega para obter o carimbo de validação. Lembre-se de ter os itens comprados consigo, já que os oficiais da alfândega podem solicitar a verificação dos produtos.
  6. Reembolso: Após a validação alfandegária, você pode obter seu reembolso em pontos de reembolso localizados geralmente em aeroportos, fronteiras ou no centro das cidades. O reembolso pode ser recebido em dinheiro, crédito na sua conta bancária ou no cartão de crédito. Tenha em mente que podem ser aplicadas taxas de serviço, reduzindo o montante final do reembolso.

Com essa informações, você já está mais do que pronto para viajar para a Itália. Buon viaggio!

Banner com imagens de pontos turísticos na Itália com chamada de ação para reservar viagem
Dicas para sua viagem à Itália

Gostaria de ter mais dicas e informações sobre viagens, assim como este artigo com dicas para sua viagem à Itália?

Fique ligado no blog da MAYA!

LEIA MAIS:
O que é ETIAS?
O que é Slow Travel?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.